Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Curiosidades] Comer bananas evita caimbras?

Ir para baixo

[Curiosidades] Comer bananas evita caimbras? Empty [Curiosidades] Comer bananas evita caimbras?

Mensagem  Andre Pinho Qua 08 Jul 2009, 18:46

A resposta é não exatamente. Muitos após algum tipo de exercício físico já sentiram aquela famosa dor muscular que incomoda por um curto espaço de tempo. Alguns reclamam dizendo que acontece mais a noite.
Sabemos que nossos músculos trabalham de acordo com nossa vontade, mas imaginem se os mesmos nao o fizessem? é mais ou menos isso que causa a caimbra, por um pequeno espaço de tempo o músculo começa a trabalhar por conta própria, esse movimento involuntário causa alterações como a caimbra.
De acordo com a maioria dos cientistas uma das razões para esse acontecimendo são as perdas de sódio e minerais (cálcio e magnésio), importantes na iniciação dos sinais dos nervos e a ações que levam ao movimentos de nossos músculos. Portanto, na carência de tais substâncias os músculos podem ficar sensíveis, desse modo um movimento ou até mesmo uma leve tensão podem causar a caimbra.
Porque então comer bananas? a banana é rica em potássio e o mesmo é importante tanto na atividade muscular como em geral para nosso corpo, mas raramente as pessoas possuem carência de potássio. O que previne seria o consumo de magnésio. O magnésio tem como função ativar a bomba de sódio e potássio, consequentemente fazendo com que o potássio entre na célula e comece a agir. A carência de magnésio não só causa contração,tensionamento nos músculos como também outros diversos problemas. O certo seria manter uma alimentação equilibrada que contenha todos esses minerais (sódio,potássio,magnésio,cálcio...) encontrados em vegetais e frutas. Que tal fazermos uma salada?

por André Pinho
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos