Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Curiosidades] Ácido salicílico

Ir para baixo

[Curiosidades] Ácido salicílico Empty [Curiosidades] Ácido salicílico

Mensagem  Andre Pinho Seg 06 Jul 2009, 17:11

Muitas plantas produzem ácido salicílico, um componente que em laboratório pode ser convertido em ácido acetilsalicílico, ou aspirina. Porque as plantas produzem esse composto?

Para se protegerem. Quando uma planta é atacada por um fungo ou um vírus, ela ativa suas defesas, e sua defesa pode envolver uma variedade de proteinas que irão atacar o atacante. essas proteinas são ativadas pelo ácido salicílico, que é sintetizado pela planta em resposta ao stress.
Nosso interesse no ácido salicílico é por possuir propriedades coagulantes, e alguns cientistas dizem que os beneficios de uma dieta vegetariana orgânica seria que a mesma elevaria os niveis de salicilatos no sangue. Cientistas da Escócia descobriram que sopas de vegetal orgânicas contém quase seis vezes mais ácido sálicílico que as sopas comuns. Vegetais orgânicos crescem sem pesticidas, então eles precisam se proteger, e aparentemente eles o fazem produzindo mais ácido salicílico. Quem sabe, por modificação genética não poderiamos aumentar os níveis de ácido salicílico em frutas e vegetais?
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos