Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Curiosidades] Dioxido de Carbono

Ir para baixo

[Curiosidades] Dioxido de Carbono Empty [Curiosidades] Dioxido de Carbono

Mensagem  Andre Pinho Dom 28 Jun 2009, 17:06

Onde os antigos gregos pensavam que a entrada do inferno era localizada?


O inferno existe? Os antigos gregos pensavam que sim. Eles até sabiam aonde essa entrada para o submundo se localizava: bem ao lado do templo de Apollo em Pamukkale, onde agora é a Turquia. Tal local parecia como a entrada de uma caverna, mas nenhuma caverna extraordinária. Nenhum animal ou homem que havia entrado em seu brumoso interior voltou para contar a história. Agora nós pensamos saber o porquê.
Córregos quentes e subterrâneos penetravam o subsolo cercando a caverna. Quando esses córregos atingiam os depósitos de calcário – ou carbonato de cálcio – a água levava dióxido de carbono gasoso. Meio que um processo natural de carbonação. Então quando a água carbonada chegava à caverna a pressão era liberada, e o gás escapava. Tipo quando abrimos uma garrafa de refrigerante. Como o dióxido de carbono é mais pesado que o ar, ele empurrava o ar para fora da caverna, então, qualquer pessoa ou criatura que entrava rapidamente sofria falta de oxigênio.
A caverna Pamukkale não era foi o único lugar aonde o dióxido de carbono terminou com vidas humanas. Em 21 de agosto de 1986, um terrível acidente natural aconteceu em Camerron, na África. Em horas milhares de animais e pessoas morreram na área em volta ao lago Nyos. Foi como se uma praga divina tivesse vindo a terra e eliminado aquele numero enorme de seres, mas os mortos não mostraram nenhum sinal de doença. O culpado se mostrou ser o dióxido de carbono (o gás que faz bolhas em nosso refrigerante). De onde ele teria vindo? Do fundo do lago. O acidente devastador foi provavelmente ocasionado devido a atividades vulcânicas, que ocasionaram uma liberação de dióxido de carbono. O gás borbulhou derrepente na superfície do lago e se espalhou rapidamente pelas áreas vizinhas. Por ser mais denso que o ar, se grudou ao chão e flutuou em direção aos vales. A nuvem viajou por mais de 15 milhas do lago e em alguns pontos se moveu rápido o bastante a ponto de amassar a vegetação, incluindo algumas arvores. Em torno de 1.700 pessoas morreram sufocadas, e mais alguns milhares foram hospitalizados. Esse tipo de desastre pode acontecer de novo, o dióxido de carbono esta se liberando dentro do lago novamente, inferno na terra realmente.

Fonte: Dr.Joe & what you didn’t Know – 177 fascinating questions & answers about the chemistry of everyday life.
Autor: Dr.Joe Schwarcz
Páginas: 67,68.
Tradução: André Pinho
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos