Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Curiosidades] Hiperdratação

Ir para baixo

[Curiosidades] Hiperdratação Empty [Curiosidades] Hiperdratação

Mensagem  Andre Pinho Dom 28 Jun 2009, 06:54

O que significa dizer "Intoxicação por água”?

O lema dos toxicologistas é "apenas a dose faz o veneno". As mais inofensivas substâncias podem ser mortais em doses altas, incluindo a água. Acredite ou não existe algo como a intoxicação por água, e pode ser letal.
Se os fluídos do corpo se tornam muito diluídos, a concentração de sódio no sangue baixa drasticamente. Sódio é um mineral essencial no corpo, e faz um papel importante na transmissão de impulsos nervosos no cérebro e nos músculos. Nosso corpo regula a concentração de sódio em nosso sangue ao mover a água para dentro e para fora do mesmo. Se você tem uma alta concentração de sódio, a água move de suas células para o seu sangue, aumentando a sua pressão sanguínea. Quando a água se move das células do seu cérebro para o seu sangue, nosso cérebro literalmente encolhe, e podemos sentir confusão e apreensão. Se a concentração de sódio é baixa, então o reverso acontece: a água se move do seu sangue para as suas células, isso pode ser desastroso para o nosso cérebro, já que as suas células ao absorver água fazem com que ele inche. Isso pode levar a letargia, perda da consciência, e até a morte.
Não é apenas uma teoria, o consumo excessivo de água realmente já matou. Em um dos casos realmente perturbadores, os país de uma criança de 4 anos foram acusados de abuso e assassinato. O casal de Utah sentia que a sua filha recém adotada não estava se adaptando a eles apropriadamente. Agindo a partir do que acreditavam ser uma terapia que foi mal informada a eles, eles amarraram as mãos da filha e a forçaram a beber enormes quantidades de água. A idéia seria de que essa “terapia” a transportaria para sua infância onde se consome nada mais que líquidos, nesse estado infantil, ela então poderia ser “reprogramada”. O casal e seus advogados construíram sua defesa nessa versão de eventos, acusando o terapeuta de negligencia. Mas os promotores insistiram que ninguém nunca havia recomendado tal terapia ao casal e que os mesmos estavam era punindo a criança por ter roubado suco de seu irmão. Não sabemos o que realmente aconteceu. Seria isso um caso de terapia alternativa que deu mal ou um caso de abuso infantil e assassinato? Uma coisa é certa: a pobre criança morreu de intoxicação por água.

Fonte: Dr.Joe & what you didn’t Know – 177 fascinating questions & answers about the chemistry of everyday life.
Autor: Dr.Joe Schwarcz
Páginas: 50,51.
Tradução: André Pinho
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos