Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Curiosidades] Como uma borracha funciona e porque apaga melhor lápis do que caneta?

Ir para baixo

[Curiosidades] Como uma borracha funciona e porque apaga melhor lápis do que caneta? Empty [Curiosidades] Como uma borracha funciona e porque apaga melhor lápis do que caneta?

Mensagem  Andre Pinho Seg 13 Jul 2009, 08:49

Como uma borracha funciona e porque apaga melhor lápis do que caneta?

Borrachas possuem uma história muito interessante. Quando os europeus chegaram na américa do sul, eles descobriram que os nativos faziam um interessante uso da seiva bruta das árvores. Eles moldavam o latex molhado em bolas, e deixavam que essas bolas secassem, desse modo criando as primeiras bolas flexíveis e que quicavam do mundo.
Os exploradores levaram algumas amostras de volta com eles, e uma dessas se encontrou nas mãos de um químico brilhante, o inglês Joseph Priestley, que pensou em um uso para o material. Ele apaga marcas de lápis no papel! ele a chamou de "borracha".
Como isso funciona? Pela simples ação física do atrito. Um lápis deposita ma camada fina de grafite no papel, uma camada que é facilmente retirar quando recebe atrito da borracha. O segredo seria remover o grafite sem danificar o papel, então nós não queremos uma borracha que seja muito abrasiva. Químicos tem trabalho nesse problema, e melhoraram muito a borracha original. Eles vulcanizaram a borracha, ou seja, eles a trataram com enxofre. Isso aumentou a sua resiliência e reduziu sua rigidez. Eles também adicionaram um pó fino de pedra-pome feito de 75% de dióxido de silício e 25% de óxido de alumínio a borracha, dando a ela a correta qualidade abrasiva. Essa pedra-pome é a usada nas famosas lixas, mas eles a deixam muito mais fina para coloca-la nas borrachas.

Então porque as borrachas não funcionam direito com caneta?

Diferente do grafite, a tinta é absorvida pelo papel, então o atrito em sua superfície apenas não é o suficiente. Uma penetração mais a fundo seria necessária,o que iria danificar o papel. Porque as borrachas tradicionais eram rosa?
Hoje a maioria desses apagadores são feitos de borracha sintética, que é um polímero. Fabricantes adicionam um composto químico com função aceleradora a borracha durante sua produção, para ajudar na união dos monômeros, ou pequenas moléculas, em um polímero. O acelerador original era de cor rosa, e hoje alguns fabricantes para manter a tradição utilizante corantes rosa.
Como a grande parte das coisas, a borracha vem mudando com o tempo. A maioria de nós quando pensa em cloreto de polivinila, ou PVC, lembra de capos de carro de vinil ou os clássicos LPs de música. Mas esse polímero sintético pode também ser formulado em borrachas. Para deixar o material mácio e maleável, os fabricantes adicionam plastificantes como o dioctil ftalato a mistura. Para melhorar a abrasividade, eles colocam um pouco de carbonato de cálcio (o giz).
Apagadores de vinil são mais suaves no papel do que apagadores de borracha, e eles possuem outras características admiráveis também. Por exemplo, apagadores brancos de vinil são bons para limpar marfim.

Fonte: Dr.Joe & what you didn’t Know – 177 fascinating questions & answers about the chemistry of everyday life.
Autor: Dr.Joe Schwarcz
Páginas:58,59.
Tradução: André Pinho
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos