Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vazamentos químicos envenenam centenas na China

Ir para baixo

Vazamentos químicos envenenam centenas na China Empty Vazamentos químicos envenenam centenas na China

Mensagem  Rapharc Sex 07 Ago 2009, 10:32

Centenas de moradores de uma cidade na província de Hunan, na China, foram diagnosticados com altos níveis de metais tóxicos em seus organismos depois de uma série de vazamentos em uma fábrica de produtos químicos.
Destes, 33 foram internados em hospitais locais durante o final de semana devido a envenenamento com cádmio, segundo a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
O cádmio pode prejudicar fígado, rins, pulmões, sistema nervoso e cérebro. Os compostos que contêm este metal altamente tóxico, que é usado em baterias, também são cancerígenos.
A produção na fábrica Changsha Xianghe, na cidade de Liuyang, foi paralisada no começo ano, logo antes da morte de duas pessoas no local.


Protesto

Depois de um protesto na quinta-feira (30) que reuniu cerca de mil pessoas, foram realizados exames médicos em cerca de 3 mil moradores do distrito de Zhentou durante o final de semana.
A agência Xinhua afirma que os moradores pediam uma investigação do governo na fábrica desde 2007, mas as autoridades locais não tomaram providências.
Os moradores afirmavam que a fábrica, que foi fechada em abril, liberava poluentes altamente tóxicos na água usada para irrigar as lavouras locais.
Mas duas pessoas que viviam nas proximidades da fábrica morreram em maio e junho. A autópsia nos corpos apontou altos níveis de cádmio em seus corpos, o que causou pânico entre os vizinhos.
A Xinhua informou que, depois do protesto da semana passada, a fábrica foi fechada "para sempre", seu diretor foi detido e duas autoridades do Departamento Municipal de Proteção Ambiental foram suspensas.
As autoridades também vão compensar os moradores do distrito pelos problemas causados à produção agrícola e pelos animais que tiveram que ser abatidos, de acordo com a agência.


Noticia retirada do site www.globo.com
fonte:BBC
Rapharc
Rapharc
Admin
Admin

Mensagens : 187
Pontos : 329
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2009
Idade : 36
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos