Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[China] Nova solução para a poluição por restos de tintura

Ir para baixo

[China] Nova solução para a poluição por restos de tintura Empty [China] Nova solução para a poluição por restos de tintura

Mensagem  Andre Pinho Dom 02 Ago 2009, 07:09

A china constantemente traz avanços em relação a química, portanto vou tentar sempre traduzir algumas notícias relativas a alguns desses avanços.


[China] Nova solução para a poluição por restos de tintura Pink-s10


Impedir que o desperdício de tintura química polua rios e vias navegáveis, poderá ser muito mais fácil no futuro, graças a um sistema barato e reciclável de limpeza utilizando o óxido de metal, desenvolvido por investigadores dos EUA e China.
O processo usa um material novo que pode sugar as moléculas de tinta da água como uma esponja. Feito de óxido de Níquel, pode então ser aquecido em um forno para consumir as moléculas de tintura - permitindo que o material seja reutilizado.
Na China 1.6 bilhões de toneladas de água contendo resíduos de tinta é produzida todo ano, mas apenas uma proporção pequena desta é reciclada.
As tinturas químicas tóxicas são usadas freqüentemente na matéria têxtil, na impressão e nas indústrias de papel, e os processos convencionais para limpar seus líquidos envolvem a filtragem com o carbono ativado. Infelizmente este carbono pode somente ser usado uma vez, então é comum ser jogado no meio ambiente após isso.
"Nosso processo pode absorver quase tanta tintura quanto o carbono ativado - mas a vantagem é que as tinturas são destruídas por aquecimento simples, permitindo a reciclagem do material", diz Ryan Richards que conduziu a equipe na School of Mines em Colorado, EUA.
O segredo se encontra na nanoestrutura do óxido de níquel, que é feito em nanoplacas. "As placas contém uma configuração de 111 na superfície" explica Richards, "que significa possuirem uma área de superfície relativamente elevada e são completamente polares - ideal para absorver enormes moléculas conjugadas de tinta".
O material de óxido de níquel foi testado em três tinturas comuns: Vermelho Congo, Vermelho fuchsin e vermelho brilhante X-3B, a equipe descobriu que poderia remover até 80 por cento da tintura na temperatura ambiente.
Para a combustão das tinturas e utilização do nanomaterial novamente, foi aquecido a 500°C em um forno.
Desde o trabalho original, a equipe tem começado já a aperfeiçoar o processo.
"Descobrimos que usar o magnésio funciona melhor ainda que com o níquel" diz Richards.
Com os baixos custos e gastos de fabricação e o nível elevado de reciclagem, a equipe está confiável que seus materiais não são somente prometedores para limpar as áreas afetadas pela poluição da tintura - mas poderiam igualmente ser usados para filtrar outros produtos químicos prejudiciais nas águas dos córregos, tais como íons de metal pesado ou agentes da guerra química.

Tradução André Pinho
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos