Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Computadores descobrem novo tipo de ligação química

2 participantes

Ir para baixo

Computadores descobrem novo tipo de ligação química Empty Computadores descobrem novo tipo de ligação química

Mensagem  Rapharc Qua 28 Set 2011, 16:57

Os cientistas planejam escrever um novo livro-texto de Química, dando uma nova explicação sobre como as ligações químicas "realmente" ocorrem.
Computadores descobrem novo tipo de ligação química 17dc0265ce

Pares reacoplados

Uma simulação inteiramente feita em computador ajudou químicos a identificarem um tipo de ligação química desconhecida até agora.

"Esse fenômeno tem implicações para toda a química," afirmou Thom Dunning, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Dunning e seus colegas batizaram o novo tipo de ligações química de "ligação de pares reacoplados" (recoupled pair bonding).

"Os químicos sabem há muito tempo que a química dos elementos do grupo principal, do nitrogênio até o flúor, é diferente da química dos elementos nas linhas abaixo na tabela periódica," explica Dunning.

"A questão é: o que torna o fósforo diferente do nitrogênio, ou o enxofre diferente do oxigênio? Parece que este novo tipo de ligação é uma das principais causas dessas anomalias," afirma ele.

Hipervalência

Uma das principais dentre essas anomalias é a chamada hipervalência, uma grande classe de moléculas que forma um número de ligações maior do que o esperado.

A Regra dos Octetos estabelece que os átomos querem ter oito elétrons em sua camada de valência.

Quando se sabe quantos elétrons um átomo tem em sua camada de valência é possível saber como ele irá ganhar, perder ou compartilhar elétrons para formar octetos - o que revela o número de ligações que o átomo pode formar.

Mas as moléculas hipervalentes formam mais ligações do que seria de se esperar, como se tivessem mais do que oito elétrons em suas camadas de valência.

O que os cientistas descobriram agora é que essas moléculas podem formar um outro tipo de ligação química.

Novo tipo de ligação química

Imagine dois átomos, um com 2 e outro com 1 elétron na camada externa. Normalmente, elétrons pareados não participam de uma ligação - é necessário separá-los para que o átomo forme uma ligação.

Alguns átomos, como o flúor, conseguem forçar essa separação. Um elétron do par original é "reacoplado" pelo flúor, formando uma ligação de par reacoplado com o elétron no orbital ocupado por um único elétron.

O outro elétron, que estava anteriormente pareado, está agora disponível para formar uma outra ligação.

Desta forma, tem-se duas ligações onde se acreditava poder haver apenas uma.

"O mais interessante sobre nossa teoria é que ela é uma teoria preditiva," diz David Woon, coautor do estudo. "Quando nós estudamos compostos de fósforo e cloro, nós intuímos como eles se comportariam baseados no que havíamos aprendido com as ligações de pares reacoplados nos compostos de enxofre."

E a "intuição" a partir da nova teoria funcionou, algo que não é explicado pela Regra dos Octetos.

Os cientistas agora planejam escrever um novo livro-texto de Química, dando uma nova explicação sobre como as ligações químicas "realmente" ocorrem.
Bibliografia:

Bonding and Isomerism in SFn-1Cl (n = 1-6): A Quantum Chemical Study
Jeff Leiding, David E. Woon, Thom H. Dunning Jr.
Journal of Physical Chemistry A
Vol.: 115 (3), pp 329-341
DOI: 10.1021/jp107916c
Rapharc
Rapharc
Admin
Admin

Mensagens : 187
Pontos : 329
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2009
Idade : 36
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Computadores descobrem novo tipo de ligação química Empty charles frances

Mensagem  charlesfrances Qui 27 Mar 2014, 21:01

Minha nossa a cada dia se a pessoa não se atualizar vai complicando

 study  Gostei , achei interessante  VLW!!! Shocked afro lol!


amigo se possivel você poderia me ajudar no meu novo tópico , estou aprendendo quimica
não faço faculdade , apenas terminei o ensino medio e me enteressei bastante pela materia,
mais tem alguns calculos e equações que devemos admitir que foge da compreensão principalmente
para leigos como eu é sobre balanceamento de equações pelo metodo da tentativa , essa aqui HO! cherry 

fes2(s) + o2(g)  fe2o3(s) + so2(g)

Agora só falta acertar o oxigênio. Veja que no 2º membro temos um total de 11 átomos de oxigênio (1 . 3 + 4 . 2 = 11). No 1º membro, existem dois átomos de oxigênio, então seu índice será a fração (11/2):
Não entendi esse calculo !!! misturou foi tudo !

queria entender de uma forma mais clara !!
ta tão complicado que no meu tópico coloquei a explicação do inicio ao fim , pr ver se alguem se enteressa a ajudar OBRIGADO !! pale 

charlesfrances

Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos