Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A repetição é a mãe da aprendizagem

+4
Nazira
Ellen Lima
Diego Siqueira
Andre Pinho
8 participantes

Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Andre Pinho Qua 05 Ago 2009, 13:27

Já estavamos a um tempo querendo criar esse tópico. Em um encontro de química que participamos, tanto eu como o Raphael ao comprar um livro recebemos um marcador que deu muito o que falar.

A repetição é a mãe da aprendizagem Roseti11


Seria a repetição a mãe da aprendizagem?

Obs: a intenção é discutir o que cada um pensa sobre a frase e não julgar ou citar nomes.
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Eu também tenho essa régua!

Mensagem  Diego Siqueira Qua 05 Ago 2009, 15:59

O assunto é polêmico.

Primeira coisa, o que é aprendizagem? O que é aprender? Puts... complicado! Cada um tem sua visão.
Uns vão dizer que é resolver exercícios, outros vão dizer que é resolver situações problema. E ainda vão ter outras mil definições (de autores conhecidos, desconhecidos e as nossas próprias). Pessoalmente, a aprendizagem consiste na reflexão dos múltiplos pontos de vista de um determinado fenômeno/objeto.

A repetição: para que ela serve? Eu só repito o que eu planejo não errar mais. Ou seja, repito aquilo que eu já sei para que -em um futuro próximo- eu não erre novamente.

Assim, para mim, essa frase não serve.
Diego Siqueira
Diego Siqueira
Moderador
Moderador

Mensagens : 8
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Ellen Lima Qua 05 Ago 2009, 16:59

Pois bem...
Digam-me como aprendemos TABUADA?
Um se não estou enganada com a velha amiga REPETIÇÃO

1°Ano do ensino médio, minha professora de Química entra na sala
e diz assim: "É necessário que se saiba a família, o período e o nome de todos elementos da tabela periódica, para semana que vem primeira aula"
Como o fiz? Repetições! E o que eu sei daquela época? Tudo!
Mas realmente preciso “decorar” essas coisas? Para alguns não, para facilitar minha vida em muitas coisas SIM.
É CERTO QUE NEM TUDO SE FAZ ASSIM
Mas a certas coisas não tem como se não for com repetições
Lembra-se de Limite (calculo1) nunca decorei nada para fazer qualquer calculo,
Seria desnecessário, já para Tabuada não vejo outra forma

Em Questão:
A repetição é a mãe do aprendizado?
Depende do que se estuda do conteúdo a ser visto!
Da verdadeira intenção de cada conteúdo. (ou professor)
Ellen Lima
Ellen Lima
Moderador
Moderador

Mensagens : 15
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 34
Localização : Goias Jataí

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Nazira Qua 05 Ago 2009, 17:26

Se a repetição é a mãe da aprendizagem, vamos parar de dar aula e por todos alunos a decorar os conteúdos.
Nazira
Nazira

Mensagens : 8
Pontos : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/07/2009
Idade : 47
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Rapharc Qua 05 Ago 2009, 22:06

É verdade tu sabe que eu ja havia até mesmo me esquecido deste fato....Acredito que a repetição seja um método apenas de aprendizagem e que pra alguns casos ela se torna algo bem valido, porém desconsidero o fato dela ser a mãe da aprendizagem assim como acredito que na maioria das vezes aprender pelo método de repetição não é de fato um aprendizado e sim apenas uma decoreba, caso este que funciona muitissimo bem para o método avaliativo que se tem nas escolas;quando entramos na faculdade vemos que em algumas matérias a decoreba não funciona mais, mas não em todas Smile.
p.s.:Esta tabela periódica que eu e o André ganhamos foi num encontro de educação quimica que fomos apresentando um trabalho.

Abraço
Raphael Costa
Rapharc
Rapharc
Admin
Admin

Mensagens : 187
Pontos : 329
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2009
Idade : 36
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Diego Siqueira Qui 06 Ago 2009, 16:23

Acredito que eu aprendi a tabuada quando entendi os fundamentos da multiplicação (da repetida soma de uma constante). O fato de tê-la de cor, para mim não é um aprendizado, mas sim, apenas o fruto da prática.

Afinal... O que adianta saber que 3x4=12 se eu não sei calcular quantas maçãs tem em 3 cestos com 4 maçãs em cada?

O decorar só te dá uma aplicação, aquela cuja qual tu te prontificou a decorar, quando esse conhecimento é problematizado ele colapsa.

Abração
Diego Siqueira
Diego Siqueira
Moderador
Moderador

Mensagens : 8
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/07/2009
Idade : 37
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Ellen Lima Qui 06 Ago 2009, 17:10

Tudo bem Diego, mas a intenção das repetições realmente é para decorar e se você sabe quanto é 3x4 é porque repetiu muito isso em diversas situações, imagina se todas as vezes que tivesse que fazer 3x4 ficasse usando o principio? 4+4+4=12
Realmente levaria tempo e se fosse 9x9? Ou ainda 25x25?
O que quero que tire disso não é que a repetição é a mãe do aprendizado, apenas que as vezes ela vai ser necessária sim, mas como? Com situações de "decoreba" para facilitar muitas coisas. cheers inclusive no 25x25.

Mas não vão querer decorar tudo não, quer fizer isso é previsivel que vai se dar mal.
Ellen Lima
Ellen Lima
Moderador
Moderador

Mensagens : 15
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 34
Localização : Goias Jataí

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Erida araujo Qui 06 Ago 2009, 21:24

A repetição aplica-se a diversas finalidades, como a operação de equipamentos (por exemplo, o teclado e o mouse), execução de trabalhos (por exemplo, correção de provas, ministrar aulas, jogar futebol).
Não adianta ficar olhando alguém digitar um texto ou mil textos, nem ficar lendo sobre a teoria do funcionamento do teclado... Há que treinar... Repetidas vezes...
Dar aulas também, por que não? Lembremos como foram nossas primeiras aulas e comparemos com o que são agora. Músicos por exemplo repetem milhares de vezes até acertar uma música.
A tabela periódica tem uma lógica em sua construção e, consequentemente, na distribuição de seus elementos constituintes e informações a eles vinculadas.
A repetição de seu "uso" (não apenas sua contemplação descomprometida) pode levar a um entendimento dessa lógica. E isso é Química.
Repetição "pode ser" igual a decorar, mas também pode resultar em aprendizado.
Além disso, há um preconceito infundado sobre a chamada "decoreba". O conhecimento está associado à memória.

Erida araujo

Mensagens : 9
Pontos : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  profjoaoneto Sex 07 Ago 2009, 07:05

O assunto é polêmico mesmo!
O sistema Kumon sobrevive em cima de repetições. Mas o aluno consegue dentro daquelas repetições provocar um conhecimento maior, ou seja, consegue resolver uma equação de segundo grau em duas ou três linhas no máximo.

Não dá para descartar isso mas recentemente apliquei numa sala de 9º ano do ensino fundamental II (que tem a disciplina Química separada da Física) a construção de um dominó (andam falando muito sobre a área lúdica dentro do Ensino de Química) usando símbolo, nome e estado físico. E obtive resultados interessantes analisando o pré-teste e o pós-teste.

Postarei o artigo depois pois ele está em fase de submissão.

Mas não dá prá dizer que tudo é repetição. Tem tópicos que isso pode te auxiliar e outros não.....
profjoaoneto
profjoaoneto

Mensagens : 36
Pontos : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 61
Localização : Ituiutaba

http://www.profjoaoneto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  brittany Sáb 15 Ago 2009, 18:47

os professores sempre nos fazem decorar tudo, depois da prova todo mundo esquece e ninguem aprende Embarassed
brittany
brittany

Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/07/2009
Idade : 31
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Convidad Dom 31 Jan 2010, 07:00

Não acredito que a aprendizagem seja resultado da repetição. Segundo os preceitos da PNL, a cola, o fixador da lembrança é a emoção. Assim, aprendemos com aquilo que de alguma forma nos toca, nos emociona. A decoreba é um instrumento paliativo, mas que dificilmente leva a uma mudança de comportamento (aprendizagem). bounce
[justify]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A repetição é a mãe da aprendizagem Empty Re: A repetição é a mãe da aprendizagem

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos