Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suco Limão

3 participantes

Ir para baixo

Suco Limão Empty Suco Limão

Mensagem  Cris Seg 03 Ago 2009, 11:25

Alguem poderia me ajudar sobre algum processo inativador de enzimas presentes no suco de limão?

Cris

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Suco Limão Empty Re: Suco Limão

Mensagem  Andre Pinho Seg 03 Ago 2009, 11:41

Não sei dizer ao certo mas em nossa universidade alguns pesquisadores trabalham em cima disso, tem um endereço aqui que talvez ajude um pouco:

http://www.furg.br/portaldeembalagens/quatro/sucos.html

"A conservação dos sucos de frutas é determinada, primeiramente, pela prevenção do desenvolvimento de microorganismos deteriorantes e pela inibição da ação de enzimas naturais, o que é obtido por meio do tratamento térmico a que é submetido o produto e/ou pelo uso de conservantes químicos ou comercialização sob refrigeração/ congelamento.
Uma vez controlados esses fatores, a estabilidade dos sucos de frutas está relacionada com a ocorrência de reações químicas complexas que comprometem suas qualidades organolépticas (aroma, cor, sabor, consistência, estabilidade da turbidez, separação das fases sólido / líquido, etc..) e que também acarretam perdas nutricionais (de vitaminas).
Os sucos de frutas tem, em sua composição, enzimas que podem provocar a perda de turbidez, o escurecimento ou a geleificação do produto entre outros problemas.
Um tratamento térmico em trocador de calor de 90 a 95 C, por 30-40 segundos é suficiente para inativá-las. Os tipos de enzimas presentes e o tratamento térmico exato dependem, é claro, do tipo de fruta. A inativação de enzimas deve ser feita, preferencialmente, logo após a extração do suco ou da polpa.
A deterioração de natureza microbiológica dos sucos limita-se aos microorganismos tolerantes ao meio ácido, com predomínio de bactérias lácticas, leveduras e fungos".
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Suco Limão Empty Re: Suco Limão

Mensagem  Rapharc Seg 03 Ago 2009, 12:36

O suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais.
Frutas Citricas
Benefícios - estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer, redução do colesterol e evita a formação de radicais livres. Componente funcional – flavonóides


FRUTAS CÍTRICAS
Ricas em vitaminas, fibras e potássio, os cítricos também apresentam carotenóides, principalmente a β-criptoxantina, e diversos terpenos, como monoterpenos, limonenos (D- limoneno, limonina, 17-β-D-glicopira-nosídeo, nomilina), flavonóides, carotenóides e ácido hidroxicinâmico, qualificando-os para a prevenção de várias doenças, incluindo o câncer. Tais imonóides presentes nas frutas cítricas (cidra, laranja e limão) têm como principal mecanismo e ação a indução da Glutationa-S-Transferase (GST), enzima que promove a conjugação de carcinógenos (substâncias eletrofílicas) que sofreram prévia bioativação pelas enzimas de fase I do metabolismo de xenobióticos no interior do citocromo, tendo como conseqüência a diminuição da toxicidade das substâncias mutagênicas.

INIBIDOR
-As enzimas antioxidantes podem ser inibidas por diversos agentes, incluindo o organofosforado malation e o zinco.
-PH e Temperatura.(enzimas em geral)
-àcido fenólico
-“Deficiência de Mg no organismo durante a ingestão do suco cítrico diminui a energia no organismo atuando como inibidor.”(não tenho 100% de certeza, de uma procurada).

P.s.:procure sobre inbidores de enzimas das frutas cítricas e veras que tem muitos artigos em pdf a respeito do assunto.
Abraço
Raphael Costa
Rapharc
Rapharc
Admin
Admin

Mensagens : 187
Pontos : 329
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2009
Idade : 36
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Suco Limão Empty Re: Suco Limão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos