Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A QUÍMICA ORGÂNICA NO MUNDO

Ir para baixo

A QUÍMICA ORGÂNICA NO MUNDO Empty A QUÍMICA ORGÂNICA NO MUNDO

Mensagem  Rapharc Qui 09 Jul 2009, 18:23

Entre meados do séc. XIX e o início do séc. XX somente algumas poucas substâncias orgânicas haviam sido obtidas em forma relativamente pura e a determinação de suas estruturas representou um grande desafio para a então emergente Teoria Estrutural. Estas substâncias (alcalóides isolados de poções medicamentosas, ácidos carboxílicos e produtos voláteis de natureza terpênica) isoladas principalmente a partir de plantas, constituíam a única fonte de substâncias orgânicas à época6,7. Foi também nesta época que começaram a aparecer os primeiros relatos sobre a preparação de produtos naturais em laboratório. O desenvolvimento da carboquímica e da petroquímica, no início do século passado, disponibilizou para os químicos um amplo leque de novas matérias-primas e possibilitou a implantação de indústrias químicas. A criação da indústria química Bayer na Alemanha, com a produção industrial de corantes sintéticos, é um marco do processo de industrialização.

O grande avanço experimentado pela síntese orgânica a partir de meados do séc. XX, resultado do avanço experimentado na compreensão dos mecanismos de reação e análise conformacional, possibilitou uma maior compreensão da reatividade química. A rápida expansão dos métodos espectroscópicos, a partir dos anos 60, possibilitou a análise rotineira de estruturas químicas de forma não destrutiva, dando uma outra dinâmica ao estudo das reações químicas. Todas as áreas da Química Orgânica se beneficiaram enormemente destes avanços.

Com o avanço da síntese orgânica, os produtos sintéticos começam a ganhar em diversidade e em competitividade em relação aos produtos naturais em diversos setores industriais. No setor farmacêutico, por exemplo, predomina atualmente o uso de insumos sintéticos enquanto que o uso de produtos naturais predominou na primeira metade do século passado8.

Fonte:Quím. Nova vol.25 suppl.1 São Paulo May 2002
Rapharc
Rapharc
Admin
Admin

Mensagens : 187
Pontos : 329
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2009
Idade : 36
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos