Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Síntese Trifenilmetanol (MECANISMO)

Ir para baixo

Síntese Trifenilmetanol (MECANISMO) Empty Síntese Trifenilmetanol (MECANISMO)

Mensagem  Ribeiro Seg 19 Jul 2010, 09:45

Desculpem pela pergunta, mas alguem me pode explicar o mecanismo da sintese do trifenilmetanol? tenho aqi a introduçao teorica e a imagem do mecanismo, se me puderem ajudar agradeço e muito. Obrigado Smile










Introdução Teórica

Quando se faz reagir um metal alcalino (Grupo 1-Tabela periódica) ou um alcalino terroso (Grupo 2-Tabela periódica), com um halogeneto de alquilo, obtém-se um composto organometálico, que contém ligações carbono-metal (C-M). A ligação carbono-metal, neste caso, carbono-magnésio, denomina-se de covalente polar, onde o carbono vai extrair electrões ao magnésio. Já a ligação do bromo com o magnésio, é especialmente iónica.
Os halogenetos organometálicos foram descobertos pelo químico francês Victor Grignard em 1900, e por isso todos os halogenetos organometálicos são chamados de reagentes de Grignard.
Os reagentes de Grignard são normalmente preparados pela reacção de um halogeneto orgânico (exemplo: halogeneto de alquilo) e um metal (exemplo: magnésio), num solvente éter ou THF (tetrahidrofurano), em condições anidras. Quando esta entra em ebulição, o metal vai desaparecer gradualmente, originando assim o reagente de Grignard.
O éter absoluto é um solvente adequado, não ataca o organomagnesiano e vai contribuir para a sua estabilização através de uma estreita associação em que provavelmente os átomos de oxigénio se coordenam aos do metal.

C₆H₅Br + Mg - (éter(anidro)) -> C₆H₅MgBr

Os organometálicos de magnésio, também denominados por organomagnesianos, têm uma vasta aplicação em engenharia, nomeadamente em processos de síntese.
A síntese do trifenilmetanol é um exemplo disso.
Este pode ser preparado por uma adição de brometo de fenilmagnésio ao benzoato de metil ou de etilo. O uso de benzofenona, podia ditar outra alternativa, o seu uso iria aumentar o rendimento obtido, mas o benzoato de metil ou de etilo revela-se uma opção mais económica. O reagente organometálico deve estar em excesso de 100% relativamente ao substrato carbonílico.
O trifenimetanol apresenta-se como um sólido cristalino branco e não possui aplicações destacadas, porém derivados da sua estrutura encontram-se em corantes como a fenolftaleína e o verde de bromocresol.

https://2img.net/r/ihimizer/img843/677/mecanismo1.png

Síntese Trifenilmetanol (MECANISMO) Mecanismo1



Figura1- Síntese do trifenilmetanol
Os reagentes de Grignard são bases muito fortes e reagem com qualquer composto que tenha hidrogénio ligado a um átomo electronegativo (O, N, S) e por este motivo reage também com aágua.
As reacções dos reagentes de Grignard com a água ou álcoois são, nada mais do que, reacções ácido base. Geralmente as reacções são conduzidas em éter etílico para se evitar a reacção com a água. Se a água interferir na síntese do trifenilmetanol, irá originar o benzeno, que por sua vez reagirá com o reagente de Grignard, gerando o bifenil, que é o principal subproduto da reacção. O subproduto contamina o trifenilmetanol. Para que isto não aconteça, os materiais têm que se encontrar bem secos, podendo fazer-se uso da estufa para tal.

Na reacção de adição com compostos de carbonilo (C=O), o grupo orgânico liga-se ao carbono e o magnésio ao oxigénio. O produto da reacção é o sal de magnésio de um álcool fracamente acídico que é convertido no álcool por adição de um ácido mais forte. Visto que o Mg(OH)Br que conjuntamente se forma, ser uma substância gelatinosa difícil de manipular utiliza-se normalmente, em lugar da água, soluções diluídas de ácidos minerais, acido sulfúrico, para que se formem sais solúveis em água.
Dos grupos ligados ao carbono que transporta o grupo – OH, um tem de provir do reagente de Grignard, enquanto os outros têm de ser fornecidos pelo composto de carbonilo.
A maioria dos álcoois podem ser obtidos através de mais do que uma combinação de reagentes. Assim, dispomos de uma rota sintética que nos conduz de álcoois simples a álcoois mais complexos.










Mecanismo da reaccçao:

https://2img.net/r/ihimizer/img844/1222/mecanismo.png



Síntese Trifenilmetanol (MECANISMO) Mecanismo

Ribeiro

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos