Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REAÇÃO DE ALCOOLISE

Ir para baixo

REAÇÃO DE ALCOOLISE Empty REAÇÃO DE ALCOOLISE

Mensagem  danielle nascimento Sex 14 maio 2010, 08:34

Boa Tarde!
Sou Nova no fórum portante perdoem-me e corrijam-me quando necessário.
Sou profissional da área a 15 anos, e a muito tempo venho procurando formas de sanar dúvidas do dia a dia, porém não é fácil encontrar alguém com disposição para nos ensinar, pois ninguem sabe tudo e estamos aprendo a cada dia. Portanto fiquei muito feliz em encontrar este fórum.
Trabalho em uma indústria de tintas para o segmento moveleiro.
Dentro do nosso processo, também fabricamos resina que se dá a partir de uma reação de esterificação em reator de 7 ton. Estamos com um problema aqui a algum tempo na fabricação da resina, reagimos óleo de soja refinado, com glicerina e lítio(como catalisador), para obtermos a primeira fase da resina. Este processo chama-se alcóolise, quando a massa acima apos cozinhar por 2 horas a 240ºC solubiliza em alcool metílico na proporção de 1:3 (3 de metanol). O problema é que não consigo esta solubilização, a amostra fica turva e não cristalina como deve ser.
Primeiro pensei que fosse o óleo de soja, então mudei o fornecedor porem o problema continua, aí pensei que fosso o lítio, porém a mesma reção com oleo de coco ocorreu normalmente, agora enstou pensando na possibilidade de ser a glicerina. Soube que há glicerina animal e vegetal, será que pode ser o tipo de glicerina que está interfirindo? Por favor me ajudem pois não sei mais oque fazer!!!!!

danielle nascimento

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos