Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gasolina verde no mercado em cinco a sete anos

Ir para baixo

Gasolina verde no mercado em cinco a sete anos Empty Gasolina verde no mercado em cinco a sete anos

Mensagem  Rapharc Ter 11 Ago 2009, 06:54

Se as previsões dos pesquisadores e cientistas estiverem corretas, começará a ser licenciada em 2011 a "gasolina verde". O produto deve chegar ao mercado dentro de cinco a sete anos.

Coube ao Brasil apresentar ao mundo o etanol, ainda nos anos 70, mas quem está à frente hoje das pesquisas de segunda e terceira gerações dos biocombustíveis são os Estados Unidos.

Em abril de 2008, pesquisadores americanos anunciaram a descoberta de um processo capaz de converter açúcares derivados da biomassa de plantas em gasolina e óleo diesel.

A inovação tecnológica está sendo apresentada desde ontem em Atibaia (SP), durante o encontro 'Tecnologias em Combustíveis'. A reunião está sendo organizada pela Fapesp e termina amanhã.

A expectativa do Programa de Catálise e Biocatálise da National Science Foundation (NSF), John Regalbuto, é de que a “gasolina verde” deverá estar disponível no mercado dentro de cinco a sete anos, como alternativa complementar ao etanol.

O encontro está reunindo cientistas do Brasil, Estados Unidos e Argentina com o objetivo de diagnosticar problemas na produção de bioenergia e orientar investimentos de agências de fomento à ciência e tecnologia na busca de soluções em áreas-chave.

Segundo Regalbuto, o processo de produção da “gasolina verde” se baseia em submeter uma pasta aquosa de açúcares e carboidratos vegetais a materiais catalisadores, que aceleram as reações sem se desgastar no processo. Com isso, as moléculas ricas em carbono da biomassa se separam em componentes que se recombinam para formar os mesmos compostos químicos que são obtidos do processamento do petróleo.

_ A previsão das empresas que trabalham no desenvolvimento desses hidrocarbonetos de biocombustíveis de nova geração é que a tecnologia estará pronta para licenciamento em 2011. Depois disso, será necessario construir as plantas para produção. Acreditamos que dentro de um período de cinco a sete anos esse produto estará nas bombas de gasolina. É muito menos tempo do se imaginava _ disse Regalbuto à Agência FAPESP.

A principal diferença da tecnologia em relação à produção de etanol, segundo Regalbuto, é que o etanol é fermentado a partir de plantas em um processo que utiliza enzimas para desencadear as reações, enquanto a “gasolina verde” utiliza catalisadores.

Esses catalisadores transformam os açúcares presentes na planta em hidrocarbonetos. Se o uso de enzimas permite um processo mais seletivo, dirigido a um tipo especifico de moléculas, os catalisadores, por outro lado, podem operar em altas temperaturas que normalmente destruiriam as enzimas. Isso permite que as reações sejam milhares de vezes mais velozes.

Fonte globo.com
Autora Liana Melo
Rapharc
Rapharc
Admin
Admin

Mensagens : 187
Pontos : 329
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/03/2009
Idade : 36
Localização : Rio Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos