Forum Nacional de Química
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tecelagem com Bactérias

Ir para baixo

Tecelagem com Bactérias Empty Tecelagem com Bactérias

Mensagem  Andre Pinho Qua 05 Ago 2009, 04:53

Tecidos com pacotes de batérias que podem sugar poluentes da água estão sendo desenvolvidos por pesquisadores americanos. Esses "tecidos vivos" serão muito úteis na remoção de metais pesados como mercúrio e urânio das águas residuais - e estão a um passo de criar roupas que podem se auto limpar.
"Nós já podemos programar as bactérias para comer quase tudo, portanto sistemas de bactéria podem ser bem efetivos na limpeza das águas", diz Miriam Rafailovich que trabalhou no projeto na Stony Brook University em Nova York, EUA. "Mas empurrar um monte de água através de um gel é algo lento, por isso precisamos encontrar um outro meio".
Para atingir altos níveis de água, a equipe criou lençóis de fibras de polímeros com as bactérias presas dentro deles. Isto tem sido previamente inábil porque as circunstâncias de fabricação precisam ser delicadas o bastante para manter as bactérias vivas.
Ele utilizaram um processo chamado electrospinning para extrair fibras de tamanho microscópicos feitas de óxido de polietileno para fora da água cheia de bactérias. Este processo usa um campo elétrico para carregar gotas do líquido viscoso e para esticá-las para fora em córregos muito finos.

Tecelagem com Bactérias Hybrid10

E. coli bacteria (verde fluorescente) pode ser vista grudada as fibras de polímero após o electrospinning


Embora o processo dê a bactéria um curto choque elétrico, 97% sobrevive para ficar incorporada as fibras, onde podem ser mantivas vivas por diversos meses.
A equipe desenvolveu então uma maneira não tóxica de ligar junto as fibras, previnindo que elas voltem a se dissolver em contato com a água. Ele usaram uma mistura de persulfato de amônia, ácido ascórbico e sulfato de ferro no glicerol para fazer as fibras se cruzarem sem matar as bactérias.
"Nosso material pode ter contato com grandes quantidades de água e as bactérias não irão a lugar algum, pois estão seguras dentro das fibras" diz Rafailovich. "Nós estamos muito esperançosos que este material seja usado na remediação da água radioativa - tal como limpar o urânio em centrais energéticas".

Tecelagem com Bactérias Hybrid11

Bactéria encapsulada nas junções onde as fibras se cruzam em conjunto.


"Isso é uma grande prova de princípio com potencial" diz Suwan Jayasinghe, que mostrou pela primeira vez como colocar células em tecidos na University College Londres, Inglaterra. "Podem existir um enorme número de aplicações - por exemplo, se uma camiseta fosse feita desse material, seria possível prevenir que tenha qualquer tipo de odor".

O próximo passo irá envolver integrar diferentes componentes nos tecidos, como células musculares, e também fazer melhor uso das propriedades desses tecidos.

Notícia de 03 agosto de 2009
Tradução André Pinho
Andre Pinho
Andre Pinho
Admin
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 372
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2009
Idade : 40
Localização : Rio Grande

http://www.fnquimica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos